Pesquisar neste blogue

22 abril 2011

Vida em PT

A 1ª coisa que todo mundo pensa quando sabe ou eu digo que moro em Portugal é de que estou vivendo na abastança.. e é óbvio que não é assim... Aqui ganho em euro, mas também gasto em euro. Tenho contas a pagar (aliás, se alguém quiser, eu dôo minhas contas..) pago casa, faculdade, comida (claro), as contas habituais (água, luz gás, internet) e ainda sustentar minhas paixões: minhas duas portuguesinhas de quatro patas.
A vida aqui, tal como em qualquer lugar e pra quem não nasceu numa família Gates, Hilton, Bundchen ou outra qualquer é bastante árdua. A grande maioria recebe mesmo um salário mínimo 485€ por 10, 12h de trabalho. Mesmo por aqui ter excessivamente mão de obra estrangeira, os comerciantes aproveitam para "utilizar" os serviços dos imigrantes, explorando os que estão em situação ilegal. Mais pra frente, vou escrever sobre as documentações necessárias pra se legalizar, trocar a CNH, conseguir os vários documentos e sobre a faculdade.
Não vou me estender muito ainda nisso. Terei que procurar algumas infos mais atuais, visto que desde que me legalizei, já mudou alguma coisa do processo.

3 comentários:

  1. Anónimo22/4/11

    Acho que se arranjasses uma tenda, as coisas sairiam muito mais baratas!

    Bem. Realmente a exploração dos recém-chegados é assunto sério. As pessoas têm que se organizar e legalizar, e no meio dessa fragilidade económica e documental, há sempre quem se aproveite. Engraçado que é muito bom falar que os estrangeiros vêm retirar postos de emprego, etc. Muitos vêm fazer o trabalho que os da terra não querem fazer, e com péssimas condições humanas e de segurança. Depois há a questão de os estrangeiros serem os criminosos, mas ninguém se lembra daqueles, muitos deles nacionais, que exploram de forma grave quem vem em determinadas condições.

    Esperando para ler mais, Inde Johns! .O7

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23/11/15

    Boa tarde ,li um artigo seu sobre CNH brasileira por conducao portuguesa na net e gostaria que vc me exclarecesse uma duvida : moro aqui na Franca desde 2012, perdi O prazo de troca de CNH BRASILEIRA/ por Francesa e desde entao se eu quizer novamente conduzir terei que fazer tudo entrar na Autoescola e etc...., Minha pergunta É, poderia eu trocar minha CNH ai em Portugal sendo que meus sogros sao portugueses e eles tem uma casa la Em Portugal ? Minha CNH tem validade ate 2017 . OBRIGADO por responder fico no aguardo, boa noite, Thais Helena( mewrenm@hotmail.com ) fico no aguardo OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vc pode trocar SE não deixar expirar sua CNH. Uma vez expirada, infelizmente não conseguirá trocar (talvez só no Brasil mesmo).
      O processo é simples, mas tem que ser feito pessoalmente.

      Eliminar